-
Arquitetos: PAr Plataforma de ARquitectura, Rita Alves M arch
- Área: 373 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:JCS photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro antigo de um vilarejo à beira-mar, foi construída uma casa centenária apoiada na muralha defensiva medieval. Esse edifício cresceu acrescentando e suprimindo espaços à profundidade da antiga muralha, que foi o ponto de partida do projeto. A intervenção não teve a intenção de somar área à existente, mas de inventar novos espaços dentro do edifício, ao mesmo tempo em que evocava seu próprio espírito medieval.
Todos os cômodos receberam uma nova função. Uma cozinha ocupou um cômodo generoso, com armários que dão profundidade à parede e balcões que se recuam, em uma sucessão de arcos e nichos. Da reunião de três cômodos, nasceu uma biblioteca de pé-direito duplo, ligando dois andares em seu volume por meio de uma divertida escada de latão. Novas conexões espaciais foram criadas para trazer fluidez e luz natural para os cômodos comuns, enquanto os cômodos privados melhoraram a sensação de intimidade. Lareiras e luzes de velas aquecem todos os cômodos, de forma sustentável e confortável.
As soluções de materiais reforçaram o espírito medieval do projeto: balcões, bancos, chuveiros e bacias foram moldados em elementos maciços de calcário; tábuas de madeira maciça expostas foram usadas nos tetos, portas e persianas; todas as ferragens e hastes de suspensão são em latão natural; estuques e tintas são à base de cal; e as janelas apresentam molduras finas de ferro.
Os móveis foram projetados ou selecionados especificamente para fortalecer o projeto, especialmente os itens pesados de madeira maciça.
Como resultado, o projeto combina a excelência dos materiais naturais ancestrais e dos sistemas construtivos, ao mesmo tempo em que cria uma casa leve, convidativa e divertida.